O Museu Ferroviário de Paranapiacaba
Nesse museu, descobrimos informações sobre os três sistemas de transporte ferroviário desenvolvidos para subir e descer a Serra do Mar.
O primeiro sistema que possibilitava aos trens a vapor subirem do Porto de Santos até a Vila de Paranapiacaba era o Serra Velha que tinha uma extensão de 8 km dividida em 4 patamares de 2 km cada, sendo que cada patamar tinha sua casa de máquinas, o que possibilitava a subida de trens carregados com até 60 toneladas, puxados por um cabo de aço.
O segundo sistema foi o Serra Nova, no qual foi adicionado um patamar a mais e uma nova casa de máquinas. A máquina funicular foi trocada por uma mais moderna, diminuindo a inclinação e dando mais segurança. O limite de peso foi aumentado de 60 para 120 toneladas com o uso do locobreque, uma máquina a vapor presa a um cabo de aço ligado à parte inferior dos trens.
O terceiro sistema foi o Serra Cremalheira que usa o mesmo
traçado do Serra Velha, mas dispensa a tecnologia antiga, colocando um trilho a
mais que tem uns dentes de aço que funcionam como um controle de tração para os trens, possibilitando o aumento do limite de peso de 120 para 500 toneladas.
Hoje em dia, esse sistema foi atualizado para suportar até 800 toneladas de peso.
.
Ponto final da Serra Cremalheira - Paranapiacaba - 2015
Foto: Leonardo M. Gazzo
Trecho da ferrovia Paranapiacaba. Ao fundo, o Museu Ferroviário - Vila de Paranapiacaba - 2015
Foto: Brenda T. Borges
Museu Ferroviário - Vila de Paranapiacaba - 2015
Foto: Raquel Santos
Leonardo M. Gazzo

Nenhum comentário:
Postar um comentário