A fazenda Tozan se localiza no Bosque das Palmeiras, Campinas - São Paulo. Sua fundação foi em 1798 por portugueses, quando a plantação era apenas de cana-de-açúcar. No século XIX, passou a se plantar o café. Ao longo dos anos já foi utilizada a mão de obra escrava e imigrante. Em 1927, a fazenda foi comprada por um grupo de japoneses, a família Ywashaki.
Nessa época, a área da Tozan era de 4.400 hectares, porém, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o governo tomou a fazenda e, ao término deste conflito mundial, devolveu apenas uma parte da área. Como nesse período as plantações ficaram sem cuidados, seus proprietários tiveram que vender parte do local para conseguir repor o estrago e sua extensão hoje é de apenas 830 hectares.Saiba mais
Ao longo da fazenda existem vários tipos de construções, sendo uma delas a capela, que fica próxima à entrada, ela é bem conservada, bonita e é cheia de detalhes internamente. A construção servia para que os imigrantes católicos e fazendeiros pudessem manter contato com sua religião. Atualmente, não é muito utilizada.
Outra construção importante é o terreiro, onde o café é seco naturalmente. Ele se localiza em frente à casa grande, tem uma grande extensão e hoje em dia é feito de asfalto. Porém, já foi feito de terra, tijolo e concreto.
Temos também a senzala, que, no período escravista, servia de moradia aos escravos. É uma construção precária, há poucas portas e janelas e as existentes são pequenas, sua fachada é suja e desgastada e internamente tem muitos bichos e também está desgastado e sujo.
Há também a casa grande, onde o dono da fazenda mora. Ela se localiza em frente ao terreiro e perto da senzala (posição estratégica para que os fazendeiros pudessem observar a produção e os escravos). Saiba mais
| Senzala - Fazenda Tozan - Campinas - 2015 Foto: Luiza A. Coelho |
| Terreiro - Fazenda Tozan - Campinas - 2015 Foto: Luiza A. Coelho
Luiza A. Coelho e André Reis
|
As fotos estão ótimas e retratam duas construções fundamentais nas antigas fazendas de café da época imperial: a senzala, moradia dos escravos, e o terreiro, espaço de secagem do café. Quanto maiores eram essas construções maior era o poder do Barão do café.
ResponderExcluir